twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

| Interoperabilidade

A Interoperabilidade é a capacidade oferecida aos usuários de um software de intercambiar dados com outros software por meio de um método padrão comum de troca de dados. De acordo com o Manual do BIM, existem diversos métodos de intercâmbio de dados envolvendo geometria e informação. Além das ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas, os métodos mais conhecidos compreendem:

  • Formatos proprietários, como DWG e RVT;
  • Formatos abertos específicos para determinado segmento, como o CIM Steel Information Standards (CIS/2); e
  • Schemas neutros, como o Industry Foundation Classes (IFC), o BIM Collaboration Format (BCF), o Construction Operations Building Information Exchange (COBie) e o Green Building XML (gbXML).

Dentre os potenciais caminhos da interoperabilidade, a buildingSMART International se posiciona a favor do uso de schemas neutros, por meio de um movimento que se iniciou na década de 90 entre empresas americanas, lideradas pela Autodesk, e expandiu-se para o mundo no início da década de 2000. A Autodesk historicamente apoia fluxos abertos no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação.

Compromisso da Autodesk com a Interoperabilidade

Como primeiro fornecedor de tecnologia a oferecer CAD em hardware não proprietário (PC), a Autodesk reconheceu a importância da interoperabilidade desde o início de suas ações de mercado e continua comprometida com fluxos de trabalho BIM que atendam aos requisitos de colaboração, interconectividade e neutralidade. É importante destacar que, em 1996, a Autodesk fundou a International Alliance for Interoperability (IAI), que se tornou buildingSMART International em 2008.

A buildingSMART International é uma organização aberta e neutra sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém uma variedade de padrões abarcando recursos de processo e informações exclusivos do ambiente construído:

  • Industry Foundation Classes (IFC): schema de modelo de dados específico para edificações e infraestrutura civil;
  • Information Delivery Manual (IDM): metodologia para definir/documentar processos de negócios e requisitos de dados;
  • Model View Definition (MVD): especificações de troca de modelo de dados;
  • BIM Collaboration Format (BCF): protocolos de comunicação independentes de software e baseados em modelo;
  • buildingSMART Data Dictionary (bSDD): biblioteca padrão de definições gerais de objetos BIM e seus atributos.

A Autodesk é considerada membro estratégico de apoio à buildingSMART International.

Soluções BIM Autodesk e Fluxos Abertos

Hoje, as soluções BIM Autodesk de modelagem autoral, integração e gerenciamento de projetos que suportam fluxos abertos alinhados com a buildingSMART International estão destacadas abaixo.

Para compreender os critérios de implementação e/ou certificação de software pela buildingSMART International, em relação ao schema IFC e seus MVDs, clique aqui. Para verificar as soluções que já implementaram este conceito e foram/estão em processo de certificação pela organização em relação ao schema IFC e seus MVDs, clique aqui.

Recursos de Orientação aos Fluxos Abertos

Manual de Manipulação IFC para o Autodesk Revit 

O Revit IFC manual esclarece os recursos, fluxos de trabalho e boas práticas recomendadas para manipular o schema IFC no Autodesk Revit. O objetivo é fornecer a melhor compreensão das configurações disponíveis – visando a qualidade do conteúdo gerado em IFC. O manual, portanto, define os fundamentos do IFC e explica detalhadamente como configurar/importar/exportar/vincular arquivos IFC utilizando o Autodesk Revit.

Entre os fundamentos do IFC, o manual explicita os propósitos do schema, formatos de arquivos IFC, conceitos de Model View Definition (MVD) e a estrutura do próprio IFC; esta última aprofundada e alinhada aos fluxos de trabalho e boas práticas apresentados na sequência. A Autodesk do Brasil está trabalhando na versão deste manual em língua portuguesa. Clique aqui para acessar o Revit IFC manual em inglês!

É relevante destacar que o IFC é amplamente reconhecido como o principal schema de interoperabilidade. Mais de 150.000 usuários já realizaram download do importador/exportador de código aberto do schema IFC para o Autodesk Revit, desde 2011. A Autodesk é o único fornecedor de tecnologia a adotar esta abordagem.

White Paper sobre Intercâmbio de Dados

O White Paper esclarece a relevância do intercâmbio de dados entre ferramentas e as principais extensões de arquivo por aplicação. Ainda, apresenta uma visão geral do setor AEC e a relevância do uso de fluxos abertos subsidiados pelo IFC e demais schemas neutros. Clique aqui para acessar o White Paper!

Kit BIM Interoperability Tools

O Kit BIM Interoperability Tools é composto por add-ins Autodesk gratuitos que elevam a capacidade de conformidade das soluções com os schemas e critérios de interoperabilidade. Estes add-ins atendem aos requisitos de entrega de projetos definidos pelos clientes, contemplando todo o ciclo de vida – desde o design até a Operação & Manutenção (O&M) de edificações e infraestrutura civil.

  •  Autodesk Classification Manager for Revit
  •  Autodesk Model Checker/Configurator for Revit
  •  Autodesk Enhanced DWG Exporter for Revit
  •  Autodesk COBie Extension for Revit/Navisworks

Autodesk Classification Manager for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a aplicação rápida de dados de vários sistemas de classificação a todos os elementos de um modelo. Seus recursos podem ser empregados, por exemplo, em consonância com a ABNT NBR 15965. A orientação sobre o uso de Sistemas de Classificação no processo de modelagem está disponível neste link.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk Model Checker for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a verificação automática de modelos desenvolvidos no Revit com base em um conjunto de requisitos BIM e gera relatórios de conformidade. A orientação sobre o uso do Model Checker está disponível neste link.

O uso do Model Checker permite a exportação consistente de dados formatados para rastreamento da saúde do modelo em aplicativos de visualização, como PowerBI, Tableau, Plotly, entre outros.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk Model Checker Configurator

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a criação customizada de conjuntos de check (checksets) para uso no Autodesk Model Checker for Revit.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk Enhanced DWG Exporter for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk melhora a qualidade e o conteúdo das informações dos arquivos DWG gerados no modelo Revit e ajuda a superar várias limitações do recurso nativo de exportação DWG, tornando o gerenciamento de configurações simples e direto.

Clique aqui para saber mais!

 

 

 

Autodesk COBie Extension for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a configuração de modelos no Revit para capturar dados COBie e exportá-los posteriormente para uma planilha COBie compatível – visando a extensão de aplicações BIM na O&M.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk COBie Extension for Navisworks

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a exportação de um documento formatado COBie a partir de modelos do Navisworks – visando a extensão de aplicações do BIM na O&M.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk Forge e o poder da extensibilidade da plataforma BIM 360

O BIM 360 é uma solução única de gerenciamento do ciclo de vida de empreendimentos e infraestrutura civil baseada na nuvem, que atua como Ambiente Comum de Dados (CDE). Além de conectar, organizar e otimizar projetos em tempo real para melhorar as tomadas de decisão e obter resultados mais previsíveis e lucrativos; o BIM 360 suporta uma extensa gama de arquivos e tem o poder de armazenar dados que subsidiam fluxos de trabalho desde o design e a pré-construção até as atividades de construção e operação. Clique aqui para saber mais sobre o BIM 360!

O BIM 360 tem a propriedade de estender-se a soluções de parceiros e terceiros do mercado, por meio de uma relevante plataforma baseada em nuvem que oferece ferramentas de programação (Interfaces de Programação de Aplicativos – APIs e Serviços) para desenvolvedores. Esta plataforma é o Autodesk Forge, que libera o poder dos dados armazenados na CDE para viabilizar a conexão de equipes, fluxos de trabalho e criação de novos serviços visando atender ou integrar soluções de forma customizada. Clique aqui para saber mais sobre o Autodesk Forge!

Parcerias transformadoras visando Interoperabilidade

Além das soluções supracitadas alinhadas às expectativas da buildingSMART International, a Autodesk oferece diversas APIs visando a abertura de sua tecnologia aos desenvolvedores parceiros. As APIs, hoje, também possuem facilidade de acesso e manipulação por meio de ferramentas open source de programação visual – a exemplo do Dynamo para Autodesk Revit e Civil 3D. Além disso, as soluções possuem opção nativa de conexão com bancos de dados externos por meio de Open Data Base Connectivity (ODBC).

Hoje, além da buildingSMART International, têm-se estabelecidas duas parcerias que visam transformar a indústria: a parceria Esri & Autodesk, visando a integração assertiva de BIM e GIS para consolidar projetos mais inteligentes e melhores resultados; e a parceria Unity & Autodesk, visando elevar a integração de BIM, Realidade Virtual e Aumentada.

openBIM® versus Open BIM™

openBIM®

O openBIM® é uma abordagem colaborativa para o design, construção, operação e manutenção de edificações e infraestrutura civil com base em padrões abertos e fluxos de trabalho que permitem que diferentes partes interessadas de um projeto compartilhem seus dados com qualquer ferramenta compatível com o conceito BIM.

O openBIM® é uma iniciativa da buildingSMART International e de vários fornecedores líderes de software visando mitigar os riscos de erros durante as fases de coordenação multidisciplinar, além de oferecer oportunidades interessantes para clientes públicos e privados compararem ofertas de projetos.

Os fornecedores alinhados com o openBIM® utilizam o open buildingSMART Data Model, que permite a implementação das trocas padrão ISO-IFC, atualmente uma referência global. Além do IFC, outros schemas contemplados são BCF, COBie e gbXML. Conforme já explicitado, a buildingSMART International foi consolidada a partir da IAI, cuja fundação foi liderada pela Autodesk.

Open BIM™

Um conceito concorrente da abordagem openBIM® da buildingSMART International é outra linha de tag chamada “Open BIM”. A diferença está apenas nas letras maiúsculas e espaçamento de palavras, ou seja, uma confusão de design.

Trata-se de um programa de marketing de um grupo de fornecedores de software BIM para promover coletivamente a venda de seus produtos. Esse programa de marketing confunde os dois logotipos em um esforço para capturar a validade oferecida a uma organização neutra de padrões sem fins lucrativos (buildingSMART International) e utilizar essa confusão como uma vantagem competitiva.

Série

Este é o primeiro artigo de uma série sobre a temática interoperabilidade e fluxos abertos no Mundo AEC. Além do overview aqui apresentado, exploraremos pontos importantes do assunto utilizando na prática as ferramentas da Autodesk. Estejam atentos!

Featured Links

Fernanda Machado

0 Comments

'