twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Fundação Autodesk faz primeiro aporte em projeto no Brasil

Priscilla Fiorin
September 14, 2016

Foundation logo

A Autodesk anuncia que selecionou o primeiro projeto no Brasil para receber apoio tecnológico e financeiro da Fundação Autodesk. Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Engenharia Biomédica e o Grupo de Realidade Virtual e Aumentada da UFU -Universidade Federal de Uberlândia, o projeto selecionado visa o barateamento do processo de confecção de próteses para membros superiores, a fim de atender a população de baixa renda do país.

Para que isso seja possível, o grupo está lançando mão da combinação de tecnologias como modelagem 3D (por meio do software Autodesk Fusion 360), realidade virtual e impressão 3D.

Mais que baratear o custo do equipamento, o objetivo do projeto é que a adaptação do paciente à prótese, que é uma questão crítica da ortopedia, seja mais fácil. Esta é uma iniciativa multidisciplinar, envolvendo um número de profissionais de diferentes áreas, como engenheiros, ortopedistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e agentes sociais.

Hoje em dia no Brasil há cerca de meio milhão de pessoas que usam próteses. Este número tem aumentado significativamente ano após ano. Uma pesquisa realizada pela Agência de Investigação de Saúde e Qualidade, em 2009, mostra que os custos hospitalares associados à amputação totalizaram mais de US $ 8,3 bilhões. Uma vez que a maioria das amputações vêm de doenças (como a diabetes) e acidentes, este fato torna-se um problema mundial. No entanto, devido a recursos financeiros, principalmente nos países do Terceiro Mundo, as dificuldades são maiores. A maioria das pessoas não pode pagar um dispositivo protético. E quando se pode, os pacientes levam de 3 a 12 meses para se acostumar com isso.

“Cada pessoa é única, então nunca haverá uma prótese que seja igual para dois indivíduos, não com o mesmo nível de compatibilidade”, afirma Alcimar Barbosa Soares, chefe do departamento de pesquisa da Faculdade Biomédica da UFU.

Atualmente uma prótese que oferece conforto e mobilidade ao paciente pode chegar a custar 300 mil reais. Com essa nova metodologia proposta pelos pesquisadores o custo pode cair para 5 mil reais.

Por mais de 20 anos, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia têm trabalhado com o uso de Realidade Virtual (e Realidade Aumentada, mais recentemente) em reabilitação humana. No início, todas as simulações eram feitas inteiramente no computador. Em seguida, identificou-se a necessidade de suportar uma manipulação direta do paciente com o modelo virtual. Isto porque estudos mostravam que esse tipo de interação reduziria esforço mental durante o processo de reabilitação. Diferentes casos foram considerados nestes últimos anos. Eles incluem usuários cadeiras de rodas, indivíduos em recuperação após um acidente vascular encefálico, pacientes tetraplégicos e outros.

“Na verdade, o uso de impressoras 3D ajuda a reduzir consideravelmente a quantidade de resíduos industriais. E, com o ambiente virtual, o treinamento em casa será possível, não sendo necessário o paciente estar sempre se deslocando para uma clínica de reabilitação, reduzindo assim a emissão de combustível e poluição, além do desconforto no transporte em si”, afirma Edgar Lamounier, pesquisador e professor da Universidade.

O primeiro aporte da Fundação será aplicado em equipamentos e materiais que serão utilizados na etapa de testes das próteses, pois trata-se de um processo que envolve tentativa e acerto.

O projeto, que está em fase inicial, deve ser concluído em 4 anos e o objetivo é que com o apoio de agências e instituições governamentais ele possa beneficiar uma boa camada da população de baixa renda.

“A Autodesk tem como missão ajudar pessoas a imaginar, criar e projetar um mundo melhor e por isso apoia iniciativas como essa. Mais que a facilidade no processo de fabricação das próteses, os pesquisadores estão trabalhando para aumentar a inclusão de pessoas com deficiências físicas de baixa renda”, afirma Fabio Gomes, especialista técnico da Autodesk Brasil.

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

'