twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Startup IM Designs cresce e ganha mercado com parceria Autodesk

Priscilla Fiorin
June 4, 2018

Em 2015, o casal Igor Macedo (engenheiro eletricista) e Hannah (arquiteta) mal sabiam que a recém-criada startup IM Designs ganharia visibilidade e a parceria de uma gigante do setor de tecnologia apenas com a postagem de vídeo review veiculado no Youtube.

Na ocasião, a startup mostrou as vantagens e uma nova utilização para o Autodesk Stingray, hoje 3ds Max Interactive, uma ferramenta então recém lançada pela Autodesk, voltada para criação de games e renderização em tempo real. O objetivo era mostrar as novas funções do software, até então usado somente para o desenvolvimento de jogos e, demonstrar também, que poderia ser utilizado para “reduzir o tempo de revisão e pré-avaliação de projetos de arquitetura e engenharia, além de possibilitar ao cliente final uma experiência imersiva em realidade virtual de alto nível.

O review fomentou o interesse da Matriz da Autodesk no Canadá em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por Igor e possibilitou-o a conhecer a empresa. Com a aproximação com a Autodesk, firmou-se uma parceria importante que ajudou a alavancar os negócios da IM Designs. Além de participar do grupo fechado de beta testers para o desenvolvimento e atualização de softwares da Autodesk, o que possibilitou acesso antecipado a soluções e programas da empresa.

‘’Ajudamos a melhorar e construir novos softwares e eles nos ajudam a aprimorar nossos projetos”, diz Igor Macedo, CTO da IM Designs.

Com isso, a startup passou a investir fortemente em soluções de realidade virtual – com o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas em 3D, que tornaram possível criar projetos de renderização em tempo real, VR-ready (realidade virtual) com mais eficiência a partir de programas de arquitetura e engenharia como o Autodesk Revit. A indústria de arquitetura e construção gasta horas de processamento para produzir imagens realistas dos seus projetos, com a utilização da renderização em tempo real, a IM Designs desenvolve experiências interativas utilizando técnicas de computação gráfica para viabilizar que o projeto cuja imagem demorava horas para ser produzida, agora possa ser processada até 90 vezes por segundo numa experiência interativa de realidade virtual.

De acordo com eles, o uso de softwares como o 3ds Max Interactive foi essencial para transformar a ideia em uma possibilidade concreta de negócio.

Atualmente, a startup tem em seu portfólio mais de 5 projetos ambiciosos em andamento, proporcionando um crescimento de ticket médio dos serviços na casa dos 3 dígitos. “A implementação de novas tecnologias em uma empresa pode ser difícil, especialmente se não conseguimos passar e visualizar de forma clara os benefícios que ela pode fornecer. Hoje, as soluções e tecnologias estão mais fortes e potentes do que nunca, permitindo que arquitetos, engenheiros e cientistas visualizem, interajam e revejam seus projetos como se estivessem terminados”, continua Ricardo Macedo CEO da IM Designs.

Atualmente, existem poucas opções de soluções em VR voltadas para empresas, no mundo. A IM Designs é uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções de altíssima qualidade. “Fazemos tecnologia imersiva para qualquer área atualmente. Aliamos nossa expertise e conhecimento aos diversos softwares e sistemas disponíveis, e com isso conseguimos chegar de forma tangível e acessível para as empresas”, continua Igor.

Além dessa frente, a IM Designs é um forte parceiro da Autodesk, tanto na fase Beta de novas soluções, quanto no desenvolvimento de templates de softwares importantes, como Revit e Rrevit Live, inclusive com a participação como palestrante no evento mais importante do ano, realizado no final de 2017 em Las Vegas, o Autodesk University.

 

“A empresa é nossa parceira desde o início, mais do que acreditar no nosso trabalho e ideias, eles continuam nos incentivando para que a gente consiga ir muito mais longe. Outro ponto muito positivo para nós é a troca de informações e ideias – eles estão sempre um passo à frente de tudo”, conclui Macedo.

  • Users Favorites

    • Your favorites will be here.
  • Featured Links

    Priscilla Fiorin

    Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 7 anos é relações públicas da Autodesk

    0 Comments