twitter youtube facebook linkedin email

Mundo MFG - Blog Oficial sobre Design e Manufatura da Autodesk

Olá, pessoal.

Nesta semana a Autodesk do Brasil anunciou uma parceria com a Makerbot (detalhes aqui). Basicamente, quem comprar uma Makerbot (modelos Replicator Mini, Replicator+ e Z18) receberá um ano de assinatura grátis do software Autodesk Fusion 360.

Vou aproveitar a oportunidade e mostrar um pouco do Fusion 360 e como podemos usar malhas em formato STL ou OBJ para modelagens e impressão 3D.

O ambiente de edição de malhas do Fusion 360 é um assunto muito legal e merece um post dedicado, mas ficará para um futuro não muito distante.

Neste post faremos uma órtese, e ela será personalizada para um braço digitalizado em 3D usando arquivo STL que encontrei na internet:

Usaremos o ambiente de Sculpt para criar a superfície que usaremos como base, neste caso criaremos um cilindro e faremos alguns ajustes com o recurso Modify para aproximar a superfície com o formato do braço escaneado:

Agora, usaremos o recurso Pull para ajustar todos os nós da superfície com a malha STL do braço:

Agora que temos a superfície ajustada ao formato do braço, podemos aumentar ela um pouco usando o comando Scale para dar mais conforto ao usuário da órtese e depois aplicaremos uma espessura com o comando Thicken, transformando a superfície em um sólido que possa ser impresso em 3D:

Na sequência podemos dividir o sólido em dois volumes para facilitar a colocação desta órtese rígida, mas personalizada para o seu usuário. No exemplo usarei o Split com superfície, mas poderíamos utilizar diferentes formas para criar um Split e termos as peças móveis.

Agora que temos o modelo pronto, basta imprimir o mesmo através do recurso 3D Print para sua impressora 3D. Você pode usar o software próprio da sua impressora ou o Autodesk Print Studio, ferramenta para analise, correção (se necessário), preparo e envio para diferentes modelos de impressoras.

Para mais vídeos e tutoriais de Fusion 360, não deixe de acessar o canal exclusivo no YouTube aqui.

Até a próxima, pessoal!

Featured Links

Raul Arozi

Especialista Técnico Sênior no Grupo de Produtos de Manufatura da Autodesk do Brasil, trabalha na área de softwares para engenharia mecânica e de produção desde 1999. Atuou em empresas revendedoras de softwares CAE/CAD/CAM/PDM de diferentes fabricantes como técnico de suporte e implantação; atuou em empresas desenvolvedoras de software CAD/CAM de Israel e dos EUA como gerente de operações para América Latina e como especialista técnico, respectivamente. Atualmente é integrante da equipe de especialistas técnicos da Autodesk desde 2010.

0 Comments

'