A CarDesignNews.com está fazendo uma série de transmissões ao vivo sobre como vários estúdios de design estão se adaptando ao lockdown global que estamos vivendo, encontrando soluções novas e criativas em adversidade.
Sua transmissão em 21 de maio apresentou a revisão de design ao vivo da Ford em um espaço virtual. Os designers da Ford levaram as configurações de hardware e os aparelhos de VR para casa, para que assim eles possam projetar e colaborar remotamente. Em toda a equipe Ford, os principais designers e diretores agora têm configurações de VR globalmente, porque, para eles, o design não pode parar mesmo em tempos de lockdown.
As equipes globais enfrentaram o desafio com soluções criativas. A Ford conseguiu alavancar sua longa experiência em realidade virtual, adaptando-se rapidamente aos fluxos de trabalho à medida que o mundo entrava em vários estágios de bloqueio. A sessão feita de revisão design ao vivo em um espaço virtual contou com a presença de: Moray Callum (VP, Ford Design), Amko Leenarts (diretor de design, Ford da Europa), Joel Piaskowski (diretor de design global da Ford, carros e crossovers) e Kemal Curic (diretor de design, Lincoln Motor Company), esta imersão permitiu que todos experimentassem como a equipe Ford passa por uma revisão de design e aprenderam quais aspectos do design são importantes para eles.
A revisão ocorreu em um ambiente digital personalizado com referências em imagens 2D e os modelos 3D reais. Isso significa que os espectadores on-line puderam assistir à revisão sem equipamento 3D, e a equipe pode revisar e interagir com os modelos 3D em tempo real. Seu ambiente digital se parece com um cabide de avião que hospeda um show de carros – a profundidade e o espaço são óbvios até para um visualizador em 2D.
Os carros em revisão nesta sessão foram carros de corrida virtuais projetados pelo #TeamFordzilla. A Ford iniciou sua própria equipe de e-sports para competir em plataformas de vídeo. Os designers do #TeamFordzilla esboçaram e criaram modelos virtuais desses carros. O resultado é incrível, destacando a maneira como os designers trabalham de forma criativa e com personalidade.
O poder e a força colaborativa do VRED são realmente visíveis aqui, trabalhando com o sistema de VR da equipe e permitindo que os designers apresentem seus modelos mesmo quando não possuem equipamentos 3D. Kemal Curic destacou a fidelidade que os produtos da Autodesk possibilitaram, pois um programa como o VRED permite que os designers analisem modelos digitais em um ambiente virtual, analisando como diferentes fontes de luz criam diferentes padrões refletivos nas superfícies. Essa é uma vantagem exclusiva para o ambiente de software digital, pois as revisões do mundo real são limitadas às condições de luz de um ambiente específico.
Confira abaixo um webinar mostrando como a Ford usou o VRED para colaborar remotamente na revisão de design por meio de realidade virtual. Estamos emocionados ao ver o quanto eles tiraram e tiram melhor proveito da ferramenta trabalhando de maneira mais inteligente e rápida para serem o mais eficientes possível.